Brasil - Clima - Gabarito


1. a) as algas marinhas, uma vez que produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração.

2. c) se configura o fenômeno “El Niño”.

3. d) Apenas II e IV.
4. c) à perda de umidade das massas de ar que circulam sobre o Sertão do Nordeste e à atuação da massa Equatorial Continental na Amazônia.

5. e) 6 Tropical de altitude, Café

6. b) subtropical e semiárido

7. a) É típica de inverno, quando massas frias atravessam essas regiões, provocando inicialmente uma precipitação e, na sequência, queda da temperatura e tempo mais seco.

8. c) a Massa Polar Atlântica, originária do sul da Argentina, fria e com pouca umidade, ao se deslocar até o litoral nordestino, encontra-se com a Massa Tropical Atlântica, provocando chuvas frontais e queda de temperatura.

9. c) da ascensão do vapor d’água das partes mais inferiores da troposfera; o ar aquecido ascendente se resfria e se condensa.

10. c) temperaturas altas e constantes, média precipitação anual correspondem a um clima tropical e seco, devido, entre outros motivos, à continentalidade.

11. c) do relevo de altitudes mais elevadas.

12. b) relevo com topografia mamelonar; solos latossólicos; floresta latifoliada tropical; climas tropical e subtropical úmido.



Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal do Vestibulando

O objetivo do site é fornecer material didático a todas as pessoas que buscam ampliar seus conhecimentos, vestibulandos ou não. Assim, caso você precise de algum material específico, entre em contato conosco para que possamos disponibilizar.