Colégio Santa Dorotéia
Disciplina: Geografia
Professor: Jarlison AUGUSTO Silva
Avaliação Parcial II: Os lugares e suas diferentes paisagens

Objetivos:
  • Compreender o conceito de paisagem; 
  • Identificar os elementos naturais e sociais presentes nas diferentes paisagens; 
  • Entender como uma paisagem pode revelar um pouco sobre a dinâmica da natureza e dos seres humanos que nela vivem. 
Passos: 
  1. A partir dos conhecimentos dos alunos sobre as paisagens que eles visualizam em seu espaço de vivência, no trajeto de casa para a escola ou vice-versa, estes devem identificar as diversas paisagens que compõem este itinerário, naturais ou culturais. 
  2. Após a observação e as devidas anotações, devem descrever o trajeto percorrido e as paisagens mais marcantes. 
  3. Após as anotações e as descrições em forma de texto, é preciso representar este percurso através da produção de um croqui, ou umas das outras representações cartográficas estudadas em sala: mapa, maquete, dentre outras. 
Observação: Para a produção do texto é preciso refletir por que é importante identificar os elementos naturais e culturais que compõem uma paisagem. Além disso, é preciso compreender que é através da combinação destes elementos que as paisagens terrestres são construídas. Esta reflexão pode se basear na ideia de que além de observar os elementos naturais e culturais visíveis em uma paisagem, com suas variadas cores, formas e tamanhos, é importante apreendê-la por meio de outros sentidos, como o tato, o olfato e a audição. Desta maneira, a paisagem deve ser observada como sendo tudo aquilo que está presente em uma determinada extensão do espaço terrestre e que pode ser abrangido pelos nossos sentidos, envolvendo, portanto, tanto os elementos visíveis como os não visíveis presentes nesse lugar. É por meio da observação de uma paisagem – natural ou cultural – que identificamos a maneira como no decorrer do tempo as pessoas, organizadas em sociedade, transformam o espaço geográfico.
Próximo
Postagem mais recente
Anterior
Este é o último post.
Axact

Portal do Vestibulando

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: